Com 68,18% dos votos, os participantes da Comunidade escolheram para discussão o tema Estratégias para fixação das normas ortográficas e gramaticais em aulas de PLE.
Participem!
Tags: gramatical, norma, ortográfica
Os alunos adoram mesmo essa ideia do "chapeuzinho" = circunflexo, tanto que até depois, níveis à frente, eles ainda perguntam "essa palavra leva chapeuzinho, né?" :-) No meu caso, são falantes mexicanos.
Mas quanto a ensinar regras de acentuação, os alunos acham tudo muito maçante e cansativo. Sempre dizem "são regras demais", e em especial porque o português tem mais acentos que o espanhol. Queria joguinhos, alguma forma mais lúdica de trabalhar com regras de acentuação. O que vocês sugerem, colegas? Agradeço a ajuda, e Paula, ótimos exemplos os que você deu!
Oi Simone. Eu também aplico a idéia do "Chapeuzinho" = curcunflexo e o " Grampinho" = agúdo. No meu caso são falantes espanhóis, Eu trabalho gramática antes e depois: músicas, filmes, jogos e textos com temas atuais,
Caso vc encontre algum site de jogos indique pra mim, ok?
Abraços.
Haydée
Permalink Responder até Caroline Pfeifer em 29 maio 2012 at 21:13
Deisy, tudo bem??
Como posso conseguir este livro que você comentou (Virando a página)? Tem na web??
Obrigada
Deisy Chagas Machado disse:
Sempre que termino uma unidade do livro, preparo uma apostila com as atividades clássicas para fixar o contéudo.
Os adultos gostam das atividades com estruturas como: completar os espaços do texto, elaborar frases com verbos em detemidado tempo, ordenar frases, produzir pequenos textos a partir de situaçoes ou terminar uma história.
Tudo muito clássico.
E utilizo alguns jogos do livro Virando a página, que são bem legais.
Permalink Responder até Gabriela Sala em 30 maio 2012 at 10:25
Adorei essas dicas! sao mesmo pra ter em conta...Obrigada pela contribuiçao de cada um de vocês...sempre é uma delícia lê-los! beijos..=)
Permalink Responder até Márcia Vanessa Souza em 30 maio 2012 at 13:13
É muito legal mesmo o livro Virando a página.
Caroline,
Há um site chamado estantevirtual.com.br (rede de sebos) que você pode encontrá-lo. Custa mais barato. Mas não sei se eles enviam para outro país...
Caroline Pfeifer disse:
Deisy, tudo bem??
Como posso conseguir este livro que você comentou (Virando a página)? Tem na web??
Obrigada
Deisy Chagas Machado disse:Sempre que termino uma unidade do livro, preparo uma apostila com as atividades clássicas para fixar o contéudo.
Os adultos gostam das atividades com estruturas como: completar os espaços do texto, elaborar frases com verbos em detemidado tempo, ordenar frases, produzir pequenos textos a partir de situaçoes ou terminar uma história.
Tudo muito clássico.
E utilizo alguns jogos do livro Virando a página, que são bem legais.
Permalink Responder até Rita Carvalho em 13 junho 2012 at 18:25
Rsrsrrsrs muito bom!
Permalink Responder até fpaula soares maia em 2 outubro 2012 at 11:33
Acabei de encontrar!!!
Exercícios interativos:
http://linguaportuguesa7ano.blogspot.com.br/p/exercicios-interactiv...
Bem-vindo a
Fale Português
© 2013 Criado por Susanna Florissi, Editora.